Sobre o Chá | YAMAMOTOYAMA DO BRASIL

Home > Sobre o Chá > Classificação do Chá
YAMAMOTOYAMA DO BRASIL
O arbusto do chá (nome científico: Camellia sinensis) é uma planta que cresce na zona de vegetação de florestas laurissilvas que começa ao sul de Himalaia, próximo ao centro do Sudeste Asiático, passa pelo sudoeste da China e se estende até o Japão.

Quanto ao local de origem, há uma tese que diz haver duas espécies: a Assam, encontrada na região do mesmo nome e a espécie chinesa encontrada na China, e outra tese pela qual o local de origem se estende desde Assam até Laos do Norte, mas nada está confirmado.
YAMAMOTOYAMA DO BRASIL
O chá é uma bebida feita a partir das folhas e brotos do arbusto do chá, sendo grosso modo, dividido em 3 tipos: o fermentado, o não fermentado e o semi-fermentado.

Chá fermentado
O chá fermentado mais representativo é o chá preto. As folhas são murchas e bem amassadas a fim de acelerar a oxidação dos componentes da folha pelas enzimas oxidantes que há nela, e em seguida são desidratadas.

Sua aparência tem uma cor preta arroxeada, ou castanha bem escura, e ao colocar em água fervente é obtido um líquido vermelho-amarelado. As principais regiões produtoras situam-se na zona tropical, tais como a Índia, Sri Lanka, Indonésia.
Chá semi-fermentado
O chá semi-fermentado mais representativo é o chá Oolong. As folhas são expostas à luz do sol ou deixadas em ambientes fechados para que murchem ligeiramente, e assim, parte dos componentes das folhas se oxidem. Após a obtenção do aroma desejado, é torrado em forno.

O seu sabor e o aroma possuem qualidades intermediárias entre o chá preto e o chá verde. Além do chá Oolong, também é muito conhecido o chá Pouchong, normalmente aromatizado com jasmim etc.
Chá não fermentado
São os comumente chamados de chá verde. Na primeira etapa da manufatura as folhas do chá são submetidas ao vapor ou ao calor da chama, para deixar inativa a enzima existente na folha do chá, evitando dessa forma a sua oxidação e com isso conservando a cor verde peculiar do chá.

A peculiaridade consiste no fato de que o chá verde chinês é torrado no forno e o chá japonês é submetido ao vapor.